Berlim, sem sombra de dúvidas, é um dos destinos mais incríveis que já visitamos.
O que dizer de Berlim...putz...algo bem complexo...
Informações sobre a cidade e pontos turísticos tem aos montes pela internet, mas esse era um destino que queríamos muito conhecer. Então, o que queremos é compartilhar a nossa visão dessa viagem incrível e quem sabe lhe inspirar a visitar esse livro de história a céu aberto.
Para início de conversa e contextualizar o porquê do encantamento com Berlim: meu pai sempre gostou de História, ler livros, assistir filmes de guerra e conversar conosco sobre todos estes assuntos, o que nos inspirava a acompanhar e gostar do tema.
Sempre tive uma mente bem criativa...rsrs...lia algo sobre um tema e me imaginava nos lugares ou fazendo determinada coisa. Não era diferente nas aulas de história, quando estudamos a 1ª Guerra Mundial, a 2ª Guerra Mundial, o Holocausto…
Imaginar como as pessoas chegavam nesse ponto, como eram capazes de tantas atrocidades, de construir um muro dividindo a cidade e inúmeras famílias… algo surreal, mas que existiu de verdade e que o lugar onde tudo aconteceu existia, bem longe do Brasil, mas existia.
No ensino fundamental e médio, pensar em um dia sair do Brasil e viajar para a Europa era algo surreal, passava pela imaginação, mas a concretude disso era algo inatingível, ninguém do nosso convívio fazia esse tipo de viagem.
Quando chegamos em Berlim foi uma sensação incrível...de sonho realizado!!! A cidade cheira a história, literalmente é um museu a céu aberto!
Cada esquina conta uma parte da história, da divisão da Alemanha, da queda do Muro, do horrores do Holocausto...me senti literalmente dentro do livro de história do ensino médio ou nos filmes de guerra que assistia com meu pai.
Visitamos um bunker da guerra, o Checkpoint Charlie, o museu do muro, o memorial do Holocausto, o campo de concentração de Sachsenhausen em Oranienburg, cidade próxima a Berlim, e muitos outros lugares incríveis que fizeram parte da história mundial e que hoje possui partes ou representações para lembrar à humanidade que precisamos ser mais humanos.
Esse é um destino que sem sombra de dúvidas recomendo estar no seu roteiro!!! Em breve pretendo voltar, até porque estava grávida quando fomos e não pude aproveitar o maravilhoso chopp alemão... mas não deixei passar o Currywurst e o cachorro quente no Estádio Olimpico de Berlim.
Aos pouquinhos, vamos acrescentando aqui os lugares que visitamos para poder te inspirar...
0 Comments
Gostou da postagem? Compartilhe conosco sua opinião ela é muito importante para nós!!